Quantcast
Channel: Arquivos Engenharia - Poder Naval
Viewing all articles
Browse latest Browse all 26

Type 003: Desvendando o enigma do porta-aviões chinês – parte 1

$
0
0

Por Matheus Santiago

O porta-aviões Type 003 é o segundo tipo de porta-aviões produzido nacionalmente, atualmente em construção pela Marinha do Exército de Libertação Popular da China (PLAN).

O navio tem um deslocamento estimado acima 80.000 toneladas, um convés de voo completo e três catapultas eletromagnéticas. Espera-se que uma nova geração de aeronaves baseadas em porta-aviões como o AWACS KJ-600 e aeronaves asa fixa com base no FC-31 sejam implantadas nele.

O plano da PLAN era usar a catapultas à vapor, no entanto, houve o progresso do desenvolvimento da catapulta eletromagnética (EMALS) na China sob a supervisão do engenheiro elétrico naval chinês da PLAN, Ma Weiming.

O acadêmico Ma Weiming, conhecido como “pai” da catapulta eletromagnética na China, permitiu que a China dominasse a tecnologia de EMALS baseada em porta-aviões, diminuindo a lacuna tecnológica com os Estados Unidos, e sua tecnologia de energia integrada de média tensão de corrente contínua (MVDC) provocou reações duvidosas das capacidades tecnológicas em torno do EMALS chinês.

Não podemos deixar de contar a história do desenvolvimento da catapulta eletromagnética chinesa sem detalhar o progresso acadêmico e profissional de Ma Weiming. Depois de se formar na universidade em 1982, Ma Weiming foi designado para o Instituto de Engenharia Aeronáutica Naval. Após três anos de trabalho, ele retornou à sua alma mater para estudar para a pós-graduação. Estudou engenharia elétrica marítima com um famoso professor chamado Zhang Gaifan. Em 1996, ele recebeu um doutorado em engenharia elétrica pela Universidade Tsinghua.

Ma Weiming
Ma Weiming

Desde o início da década de 1990, a China começou a realizar pesquisas em novos tipos de navios convencionais, e Ma Weiming passou a participar da equipe de pesquisa científica. Durante o período de pesquisa, a equipe de pesquisa científica precisou importar geradores de doze fases, mas descobriu que sistemas estrangeiros tinham problemas de “oscilação inerente”.

Assim, a equipe de pesquisa científica se comunicou com empresários estrangeiros, na esperança de que eles fizessem melhorias técnicas nos geradores, mas os empresários estrangeiros não deram importância a essa questão e acharam que seus produtos não eram um problema.

Com isso, Ma Weiming só pode levar a sua equipe a desenvolver de forma independente. No entanto, o financiamento foi limitado, e as condições experimentais não podiam acompanhar. Eles gastaram 35.000 yuans em fundos de pesquisa científica. Após 6 anos, analisaram centenas de milhares de conjuntos de dados e conduziram incontáveis experimentos em um laboratório.

Vendo os resultados da pesquisa científica da equipe de Ma Weiming, os empresários estrangeiros não tinham nada a dizer, mas também olharam para os pesquisadores científicos chineses com admiração. O mais interessante é que os empresários estrangeiros começaram a comprar produtos chineses.

Em 1995, Ma Weiming desenvolveu com sucesso o primeiro sistema gerador AC/DC de enrolamento duplo na China e até mesmo no mundo, e obteve uma patente de invenção nacional. Esta invenção tem grande valor de aplicação e benefícios econômicos significativos, seja no campo da defesa nacional ou no mercado civil.

Em 1998, foi listado como um projeto-chave de desenvolvimento nacional. Os departamentos de tomada de decisão da China designaram a Naval Engineering University como a unidade responsável pelo projeto, e Ma Weiming como o líder do projeto e projetista-chefe. De acordo com o Ma Weiming, o sistema de retificação de gerador AC e DC de enrolamento duplo se caracteriza como o sistema de gerador integrado de segunda geração. Desde então, ele desenvolveu com sucesso um sistema integrado de energia de terceira geração com desempenho mais avançado.

Ele disse que a tecnologia do sistema de energia integrado de primeira geração está madura, mas tem desvantagens como grande volume e peso do equipamento, baixa eficiência do sistema e baixa continuidade do fornecimento de energia; o sistema de energia integrado de segunda geração adota o sistema de energia DC de média tensão, que rompe o limite de frequência do sistema. Reduzindo os requisitos para as características de regulação de velocidade do motor principal, reduzindo muito o volume e o peso do equipamento, melhorando a eficiência do sistema e a continuidade do fornecimento de energia, mas o desenvolvimento da tecnologia ainda não está maduro.

Inicialmente, Ma Weiming não queria ser o gerente geral, mas os líderes dos departamentos de tomada de decisão de alto nível se recusaram a aceitar que Ma não liderasse o desenvolvimento tecnológico naval. Os líderes chineses disseram que só confiariam à ele a capacidade de liderar os grandes projetos de P&D de alta tecnologia, em diante, como responsável geral.

O sistema de energia integrado em desenvolvimento se tornou apenas um dos muitos projetos de pesquisa em desenvolvimento. Ma Weiming revelou que o desenvolvimento do sistema integrado de energia da China começou no período do Décimo Plano Quinquenal (2001-2005) [2].

No período desse plano, uma das 10 tarefas básicas era “aumentar o financiamento de pesquisa e desenvolvimento para mais de 1,5% do PIB e fortalecer as capacidades de inovação científica, acelerando assim o progresso tecnológico”. Através da exploração inicial, o esquema de conceito do sistema, equipamento principal e imagens alvo de todo o sistema foram formados, e a rota de desenvolvimento técnico do sistema de energia integrado foi esclarecido, ou seja, para navios militares. Os navios exigem grande capacidade instalada, alta densidade de potência e boa adaptabilidade, portanto, sistemas de energia de corrente contínua integrados de média tensão devem ser preferidos no âmbito da pesquisa científica e desenvolvimento tecnológico.

Do Décimo Plano Quinquenal (2001-2005) ao Décimo Primeiro Plano Quinquenal (2006-2010), conseguiram construir o sistema teórico básico do sistema de energia integrado e superaram sucessivamente dezenas de tecnologias-chave, como estrutura de rede do sistema, geração de energia integrada e propulsão por indução avançada. Ma Weiming disse que assumiu a liderança para construir um sistema de energia MVDC (Medium Voltage Direct Current), se tornando o primeiro país a implementar um sistema de energia integrado de corrente contínua de média tensão.

O Power Electronic Technology Application Research Institute, dirigido de forma independente por Ma Weiming, reuniu mais de 100 jovens especialistas em ensino e pesquisa e alunos de doutorado e mestrado. Sob os auspícios de Ma Weiming, mais de dez grandes projetos de pesquisa científica de nível nacional distribuídos nas quatro direções de pesquisa de tecnologia de integração de energia, tecnologia de propulsão de energia, tecnologia de conversão de energia de grande capacidade e estrutura de rede de sistema e tecnologia de monitoramento inteligente estão sendo totalmente promovidos.

Modelo da catapulta eletromagnética chinesa

Paralelamente ao desenvolvimento do sistema integrado MVDC, havia expectativas de desenvolvimento de catapultas eletromagnéticas. Os Estados Unidos foram o primeiro país do mundo a ter tecnologia de ejeção eletromagnética. Cientistas americanos gastaram 21 anos e US$ 3,2 bilhões para transformar a tecnologia de ejeção eletromagnética de um conceito em realidade. O avanço tecnológico nos Estados Unidos deixou o coração de Ma Weiming fascinado, e ele também queria formar uma equipe de pesquisa para desenvolver a catapulta eletromagnética da China.

Quando Ma Weiming apresentou sua ideia, a maioria das pessoas se opôs imediatamente. Não podemos deixar de avaliar que a catapulta à vapor ainda estava em desenvolvimento desde os anos 80 pelos chineses, e do ponto em que Ma queria desenvolver o EMALS nacional, significaria que os recursos financeiros e humanos teriam que ser direcionados para um novo tipo de tecnologia, isso em qualquer país do mundo pode sofrer influência do lobby, dos grupos em favor da catapulta à vapor que não poderiam deixar os recursos serem alterados para um novo desenvolvimento. Ainda assim, havia aqueles que duvidavam da capacidade de poder ir além da primeira geração de produtos e desenvolver diretamente a catapulta eletromagnética.

Convicto de suas expectativas, o ceticismo dos colegas não dissipou suas ideias de P&D. Ma Weiming tomou a iniciativa de assumir riscos e superar todas as dificuldades. Ele liderou a equipe de pesquisa com apenas algumas centenas de milhões de yuans em fundos de pesquisa científica. Em 10 anos, ele dominou a maior parte da tecnologia de ponta, tornando a China um líder mundial. O segundo país com a tecnologia de ejeção eletromagnética, não foi atoa que é considerado o “pai” da ejeção eletromagnética na China.

Já em 1996, a China lançou um modelo de 90 mm como amostra. Ao decorrer dos anos, houve mais sucessos na ejeção eletromagnética na China. O acadêmico Ma Weiming liderou a equipe do projeto para concluir todo o processo de desenvolvimento e teste de protótipos de ejeção eletromagnética, conquistou 43 tecnologias-chave e declarou 32 patentes de defesa nacional. Ma Weiming disse uma vez que em 2008, um pequeno protótipo foi desenvolvido com sucesso, e então um protótipo de equipamento de escala 1:1 foi feito em 2011, que rompeu todas as tecnologias-chave e alcançou o desenvolvimento simultâneo com a tecnologia mais avançada do mundo.

Não há nenhum problema com a tecnologia de ejeção e decolagem de aeronaves baseadas em porta-aviões da China. A tecnologia que a China domina não é inferior à dos Estados Unidos e é ainda mais avançada em algumas áreas.

Como falado no início, o Type 003 estava virtualmente confirmado para usar a catapulta à vapor, mas houve uma competição entre o EMALS e a catapulta à vapor em 2016, com o EMALS vencendo a disputa, comprovando a eficácia da catapulta eletromagnética.

A China construiu duas trilhas de catapultas terrestres para testes e treinamento, uma a vapor e outra eletromagnética

O ambiente político também deve ser analisado no contexto, principalmente após Xi Jinping assumir o cargo máximo da nação chinesa. Muito antes de ele assumir o poder, os militares haviam se transformado da força terrestre maciça, mas rudimentar, mesmo após décadas de aumentos acentuados nos gastos com defesa pagaram por um arsenal de alta armas de tecnologia e desenvolvimentos. Mas a corrupção se tornou endêmica.

Voltando um pouco mais atrás, os dois predecessores de Xi, Jiang Zemin e principalmente Hu Jintao, eram civis que tomaram posse sem uma rede de apoio entre os chefes do PLA. Eles promoveram a lealdade por meio de patrocínio, aumentos salariais e orçamentários, de acordo com analistas chineses e taiwaneses e oficiais aposentados.

Sob a fraca liderança de Hu em particular, dizem eles, os oficiais superiores exploraram suas posições para desviar dinheiro, principalmente dos orçamentos de logística e equipamentos. A compra de postos tornou-se galopante. A hierarquia militar que Xi herdou tornou-se uma lei para si mesma sob Hu, de acordo com um estudioso do exército chinês de Singapura. A coisa estava fora de controle.

Porém, agora o poder estava centralizado nas mãos de Xi Jinping. Mas, como líder máximo da China, ele mostrou disposição para impor mudanças radicais ao topo do partido, do governo e principalmente das forças armadas. Desde o início, o expurgo da corrupção de Xi e a promoção de oficiais leais deixaram claro que ele tinha grandes planos para o PLA.

Mais de 100 generais sofreram expurgos, incluindo Guo Boxiong, acusado de corrupção. A relação entre esse general e o desenvolvimento do EMALS chinês pode ter muita coisa em comum. Com a reformulação do PLA feito por Xi, causando os expurgos da alta cúpula das forças armadas na campanha anticorrupção, uma dessas pessoas afetadas foi Guo Boxiong que supostamente bloqueou o desenvolvimento do EMALS da equipe de Ma Weiming.

A remoção do general que tinha muita influência no alto comando militar, causou um repensar sobre a catapulta para o Type 003 e Ma Weiming e sua equipe conseguiram concluir o projeto.

Na competição entre o EMALS e a catapulta à vapor em 2016, o EMALS venceu a disputa, comprovando a eficácia da catapulta eletromagnética

A catapulta à vapor para o Type 003 estava certa nos planos do PLAN antes dos expurgos, onde rumores davam conta de que já haviam até encomendado equipamentos aos fornecedores.

Após a competição das catapultas, na qual o EMALS venceu – todo o crédito e honrarias foram dadas a Ma Weiming, e ele continuou o seu projeto, aprimorando-o, porque os requisitos de energia para o funcionamento do EMALS em um NAe eram bastante altos.

O fato é que a corrupção que existia no PLA antes de Xi impedia o desenvolvimento de novos projetos, e um desses era o EMALS de Ma Weiming – que se tornou um símbolo de patriotismo para o PLA e um dos principais engenheiros militares chineses. O reconhecimento só veio em 2017, com a entrega da medalha “1º de Agosto”, a mais alta condecoração militar dada aos militares.

Ma Weiming
Ma Weiming

O desenvolvimento do Type 003 não pode ser contado sem uma perspectiva da influência de Ma Weiming, pois as tecnologias-chaves do porta-aviões são fruto direto das suas conquistas acadêmicas e profissionais. Sem Ma Weiming não haveria um Type 003.

Já que o assunto está em evidência no momento, este fato que é de grande importância para entendermos como os chineses chegaram à esse patamar tecnológico. O resto do desenvolvimento continua na 2ª segunda parte.

[1] http://www.xinhuanet.com//politics/2017-07/19/c_1121341084.htm
[2] https://pt.wikipedia.org/wiki/Plano_Quinquenal_(China)

O post Type 003: Desvendando o enigma do porta-aviões chinês – parte 1 apareceu primeiro em Poder Naval - Navios de Guerra, Marinhas de Guerra, Aviação Naval, Indústria Naval e Estratégia Marítima.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 26

Latest Images





Latest Images